31 de julho de 2013

Sabão Caseiro feito na garrafa pet


            Esse sabão é ótimo para o armazenamento, estou fazendo e adorando!



■ uma garrafa pet de 2 litros
■ funil
■ 1 litro e 200 ml de óleo de cozinha coado
■ 200 ml de água
■ 200 ml de soda cáustica líquida


Preparo – coloque dentro da garrafa com a ajuda do funil, o óleo, a água e a soda. Mas lembre-se de que deve ser nesta ordem e o óleo filtrado em um guardanapo de pano, antes de ser utilizado.

Caso queira adicionar 20ml de essência, misture a essência na água antes de colocar na pet (pode ser diluído um desinfetante com a essência da sua preferência). Tampe bem apertado e agite a garrafa por cerca de cinco minutos. Deixe descansar por vinte minutos e com muito cuidado abra a garrafa, lembrando de manter um distância do rosto. Abra aos poucos para que ocorra a liberação de gases que se formaram dentro da garrafa e não tampe novamente. Deixe descansar por três dias, corte a garrafa em fatias ou corte o plástico da garrafa para depois fatiar o sabão.

                                                       Créditos: Doce Lar

14 comentários:

  1. Nossa, amo sabao caseiro, faço sempre !!! Achei super interessante, fui ao mercado, mas nao achei , eles dizem que nao vendem mais por causa do perigo, vou procurar em casas especializadas, mas, CASO, eu nao ache, nao da para dissolver o soda granulada ? Quero tanto fazer esse sabao !!! Grande abraço, sigo sempre seu blog, acho ele o maximo !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu nunca fiz assim, olha eu compro sempre desses tiozinhos de perua combe que passa na rua vendendo,tomara que na sua cidade tenha isso! vou pesquisar pra ver se encontro a medida certa de soda caustica para disolver na água para fazer esse sabão, olha já fiz varias vezes essa receita é bem prática e não faz sujeira eu adorei! gosto tambem de ralar ele para usar no tanquinho para lavar tapetes e panos de limpeza fica bem branquinho os panos,adoro usar Omo e Ariel mas não abro mão desse sabão para essas coisas de maneira alguma beijinhos e obrigada pelo carinho até breve Lu.

      Excluir
    2. Lu estava pesquisando o que vc me perguntou eu encontrei uma pessoa que fez com a soda granulada e deu certo , ela misturou 200 gramas de soda caustica para 200 ml de água morna , muto cuidado para fazer isso pois vai subir um vapor da soda cuidado mesmo, Bom mas como vc já fez sabão sabe os cuidados né, depois é só seguir a receita depois me conta como ficou! beijinhos Patricia.

      Excluir
    3. Oi Patricia, em primeiro lugar lhe agradeço pela gentileza em responder e por procurar para mim !!! Obrigada mesmo, entao , hoje mesmo irei fazer esse sabao, achei ele tao pratico !!! Eu sempre faço sabao caseiro, e tao bom neh ? as roupas ficam bem branquinhas !!! Deixa eu te perguntar, ela dissolveu a soda na agua morna e dai esperou esfriar para fazer o processo ne ? Tenha uma excelente semana e tudo de bom !! Bj. ;)

      Excluir
    4. Oi Lu olha isso ela não comentou mas eu faria isso ,esperaria esfriar um pouco e depois faria a receita, eu já fiz isso com outra receita de sabão e deu super certo, espero ter ajudado! beijinhos

      Excluir
  2. Oi Patricia, tudo bem ! Entao, fiz o sabao ontem, e ontem mesmo eles [fiz duas garrafas], ja meio que endureceram. O primeiro que fiz, eu deixei a soda para esfriar, e para esfriar mais rapido, coloquei numa bacia com agua fria, kkkk, dai a soda encorporou, mas, mesmo assim deu certo, agora tenho que esperar ate quinta feira, para cortar. Estou ansiosa para usar !!!! Abraco.

    ResponderExcluir
  3. "Abri" a garrafa hj, e o sabao e lindo !!! kkkkk, branquinho, vou tirar uma foto porque achei legal o "molde" dele. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu de novo. Cortei o sabao e ele nao saiu inteiro como da foto acima, ele se quebrou, sera que deixei secar demais ? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, que pena que quebrou! comigo sempre deu certo, nunca quebraram, eu acho que deve ser a soda caustica, eu sempre fiz com soda liquida.Eu acho que vc deve deixar menos tempo para cortar,tente novamente!beijos Paty

      Excluir
  5. Ola Patricia !!! Ja estava sentindo falta dos seus posts !!! Entao, foi o que eu fiz!! Essa semana fiz mais uma receita , mas ao inves de deixar por tres dias para secar, deixei dois, dai cortei e deu super certo. Como nao acho soda liquida em Foz, tem no PY, mas como nao vou muito pra la, mas deu super certo diluindo a soda, e mais trabalhosa, mas o resultado e muito bom e o sabao e maravilhoso ! Eu fiz uma "garrafada" e cortei para dar de presente para as irmas que visito, cai bem na mensagem das Prof. Visitantes. Grande abraço e otima semana para vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, fiquei super feliz por ter dado certo, parabéns querida! Obrigado pelo carinho e desejo também uma deliciosa semana para vc :)

      Excluir
  6. Oi gente!! Eu também não encontrei a soda liquida, vc dissolveram em que proporção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela, entao , a Patricia ensinou que vc dilue 200 gramas de soda para 200 ml de agua morna. Eu fiz coma agua bem morninha, deu super certo, vc vai gostar !!!

      Excluir
  7. JÁ FIZ COM SODA EM ESCAMAS E DEU CERTO....AGORA COM A SODA LIQUIDA ESTA FICANDO UM POUCO DE LIQUIDO NO SABÃO..NÃO SEI PORQUE

    ResponderExcluir