4 de outubro de 2011

Como congelar legumes




Legumes



Ter os legumes no freezer é uma ótima opção para consumi-los o mais próximo possível do estado in natura, além de facilitar o trabalho na cozinha.
Mas são raros os vegetais que podem ser congelados crus, pois eles se mantêm melhor depois de serem “branqueados”, ou seja, cozidos rapidamente em água fervente, escorridos, mergulhados em água gelada para brecar totalmente o processo de cozimento, para só depois serem embalados e congelados.
A dúvida recorrente é: legumes escaldados e congelados perdem nutrientes? Perdem; alguns mais, outros menos, mas quem consegue pensar em tudo e o tempo todo?
Uma dica, então: alterne o consumo entre alimentos in natura e congelados, uma boa maneira de conciliar saúde e cotidiano.
Agora, mãos a obra!
Em primeiro lugar, escolha legumes em bom estado, despreze as partes estragadas e lave-os bem em água corrente.
Para branquear, ponha mais ou menos 300 g de vegetais em um cesto de arame e mergulhe numa panela com água fervendo.
Se você não tiver o cesto, ponha o legume direto na água e escorra-o com uma escumadeira grande. Quando a água começar a ferver de novo, conte o tempo conforme a indicação abaixo:
1 minuto
Abobrinha cortada em pedaços
2 minutos
Ervilha fresca em grão e ervilha torta
3 minutos
Abóbora cortada em pedaços, brócolis e couve-flor (somente os buquês), cenoura em rodelas, milho em grãos e quiabo (só inteiro)
5 minutos
Cenoura inteira e mandioquinha
8 minutos
Beterraba inteira de tamanho médio, mandioca, limpa e em pedaços e milho em espiga limpa
Após retirar da água fervente, mergulhe imediatamente em água gelada. Escorra, espalhe em uma assadeira e deixe esfriar completamente. Transfira para a embalagem escolhida, retire o ar e feche a embalagem. Ponha uma etiqueta com o nome do alimento e data e guarde no freezer.
Sugiro consumir em 3 meses… Gostou? Já é uma ajuda e tanto, não?

                          Fonte: womenshealth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário