21 de maio de 2011

Alimentos que Combatem a Ansiedade



Alimentos que Combatem a Ansiedade Este artigo foi escrito pelo blog Todaperfeita.com.br:

Um sentimento extremamente desagradável, vago e indefinido, a Ansiedade pode vir acompanhado de sensações como frio no estômago, aperto no peito, coração acelerado, tremores e podendo haver também sensação de falta de ar. É uma preocupação exagerada que pode acontecer em diversas situações da vida da pessoa e costuma causar um comprometimento significativo no âmbito social ou profissional do ansioso.
Conheça, abaixo, os melhores alimentos que ajudam a combater a ansiedade:

Maçã: Rica em fibras (principalmente se consumida com casca), carboidratos, vitaminas A, B1, B2, B6, C, minerais, zinco, magnésio e selênio. Combate a ansiedade e relaxa.

Uva: Essa fruta tem uma boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol.

Carne: Esse alimento possui niacina, uma vitamina do complexo B que, quando está em falta no organismo, causa depressão. Também é rica em ferro e cobre, que combatem a anemia e transportam o ferro. O zinco, presente em sua composição, é antioxidante: combate os radicais livres e retarda o envelhecimento, e os aminoácidos fazem o cérebro funcionar melhor.

Ovos: Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória. Consumir dois ovos por semana é o bastante.

Espinafre: A verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, espinafre tem magnésio, folato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

Leite: A falta de vitamina do complexo B é essencial para manter o bom humor e a ansiedade sob controle. Além de estarem presentes no leite, essas substâncias também são encontradas nas ervilhas, sementes de girassol, batata e peixe. Leite também tem cálcio (que ajuda a relaxar os músculos) e proteínas (que estimulam o sistema nervoso).

Frutos do mar: Por serem ricos em zinco e selênio, agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (Omega 3), essencial para o bom funcionamento do coração.

Laranja: Ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente, já que é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. O suco é sua melhor opção de consumo.
Mel: Influencia a produção de serotonina, neurotransmissor que está fortemente ligado às mudanças de humor.

Tomate: Por ter grande quantidade de vitamina B6 e vitamina C, ajuda a combater a irritação. sem contar que é barato e de consumo muito prático.
Alface: Esta é uma ótima opção para aliviar os sintomas de irritação. Mas, invista no talo da planta. Ele contém lactucina, substância que funciona como calmante.

Banana: Contém grande quantidade de potássio, carboidrato, magnésio e biotina, que estimula o sono e te ajudarão a dormir as oito horas que são necessárias para descansar de verdade!

                                                   Todaperfeita.com.br:

Alimentos que Ajudam a Controlar o Colesterol

As gorduras do sangue – os lipídios – são compostos principalmente pelo Colesterol, o HDL Colesterol (chamado de o bom colesterol), o LDL Colesterol (chamado de o mau colesterol) e os Triglicerídeos. Segundo a Associação Médica Americana, os níveis de colesterol normais se situem abaixo de 200 mg % e que o HDL Colesterol esteja acima de 35 mg %.
Onde, colesterol acima dos níveis citados, implicam em maiores chances de ter doença cardiovascular. Os incluídos nesse grupo devem primeiro corrigir os outros fatores de risco; segundo, controlar o colesterol a cada dois anos e terceiro, basicamente, aumentar sua atividade física e modificar a dieta. Para ajudar, separamos alguns alimentos que auxiliam na diminuição do colesterol. Confira abaixo:
Feijão: é rico em fibra solúvel, que ajuda a levar a gordura para fora do organismo. Uma xícara por dia é suficiente.
Tomate e melancia: alimentos ricos em licopeno, pigmento que confere a cor vermelha nos alimentos, um antioxidante que combate as placas de gordura.
Abacate: rica em gordura monoinsaturada, que diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Consuma-o com moderação, pois é altamente calórico.

                                              Todaperfeita.com.br:

Nenhum comentário:

Postar um comentário